Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

terça-feira, 20 de abril de 2010

Quem sou?

Você tem noção de quem é esta criatura? Hum? Consegue imaginar?
Enquanto vai tentando adivinhar quem é, vai anotando:

Material: Foto ou figura grande de um personagem que queremos que o evangelizando descubra quem é, através das dicas. Lista de Dicas sobre o personagem. Lista de perguntas do tema do dia.
Obs: Não sabe onde adiquirir a foto grande? Vai na União Espírita Mineira e conversa lá com alguém que possa te dar um daqueles cartazes enormes... Você pode achar algum que seja útil. OU vai até uma gráfica com a imagem que eles imprimem em formato banner!


Desenvolvimento:
Pregue a foto em papel resistente. Cubra-a com objetos como chapéu, barba, bigode, óculos, para que não se veja o rosto, no mesmo número de dicas. Dê as dicas, que não devem ser muito claras, para a brincadeira ter curso. As dicas mais claras devem ser feitas no final. Conforme os evangelizandos forem respondendo as perguntas sobre o tema da aula, retire os recortes que estão encobrindo o personagem e vá dando as dicas. Estipule com um prêmio, como um cartão, por exemplo, ou um livro do personagem oculto. Ganha quem responder mais perguntas corretamente e quem acertar de quem se trata.

Vamos ao nosso exemplo:
O tema da aula era: Missionários da Terceira Revelação. Preparamos, por tanto, perguntas sobre o tema, conforme nossa exposição e a idade das crianças ou jovens.

Lista de Dicas sobre o Personagem Oculto:

1. Nasceu na França, em 1º de Janeiro de 1846
2. Nasceu em uma localidade chamada Foug, na região da Alsácia Lorena
3. Seu primeiro contato com o Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, foi aos 18 anos.
4. Converteu-se definitivamente ao Espiritismo após uma conferência dada pelo codificador, na cidade de Tours. Desde então, entregou-se ao estudo e divulgação da Doutrina.
5. Conhecido como “O Apóstolo do Espiritismo”, “O Consolidador do Espiritismo”. Era autodidata, sem recursos, seus estudos não tiveram continuidade, ordem ou orientação, o que não o impediu de se tornar orador e escritor primoroso.
6. "Sempre para o mais alto!" é o lema de seu Guia espiritual, Jerônimo de Praga.
7. Uma das figuras que mais admirou foi “Joana Darc”, a quem dedicou um livro.
8. Desencarnou em Tours, em 12 de abril de 1927, com 81 anos incompletos
9. Fazem parte de sua bibliografia: “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”, “No Invisível”, “Depois da Morte”, “O Grande Enigma”, “Joana Darc, Médium”, “O Alem e a Sobrevivência do Ser”, etc.

Agora ficou fácil, não?
León Denis

Mesmo que as crianças não saibam muito sobre o personagem, através do jogo aprenderão muitas coisas, claro, se o evangelizador preparar com cuidado e estudo.
Dá para fazer com livro, também. Aliás, usando-se a imaginação, este jogo adapta-se a muitos temas e "escondidos", que podem ser pessoas, frases, livros, etc...
Um "tantinho" de capricho, esforço e estudo, e não haverão limites!

Nenhum comentário:

Postar um comentário