Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Responendo um Coment: A parábola da Dracma Perdida


"Oi Janaína, tb? gostaria que vc me ajudasse em uma atividade para a parabola da dracma perdida. Gosto também de mandar lembrancinha para casa como fixação. Pode me ajudar."
Vamos lá então:

Passagem do evangelho:
Lc 15.8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?

Lc 15.9 E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.
Lc 15.10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.

Vamos trabalhar, crianças pequenas (até 5 anos), com enfoque em reforma íntima.
Pensei em uma mais ou menos assim: preparar com antecedência 10 moedas feitas de papelão, de um lado, uma figura representando uma virtude ou boa atitude e do outro lado, a figura da dracma. Olha um exemplo aí:


Preparamos 10 caixinhas que trancaremos com cadeadinhos, como o exemplo que demos aqui. Em cada caixinha, vamos colocar uma das “Dracmas” que fizemos e fechamos com cada cadeado.
Fazemos também um quebra cabeças com uma candeia, onde cada pedaço, junto com uma das chavinhas preso a cada pedaço, e escondemos na sala. Olha aí umas imagens de candeias:



Fazemos também um cartaz grande, com a figura de Jesus e os dizeres: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” – João 8:12. E com espaço para colar o quebra cabeças que as crianças encontrarão.
Damos um jeito de escurecer a sala para que a luz fique bem fraca. Só tomar cuidado com as fobias das crianças e aproveitando o tempo não muito quente da primavera.
Iniciaria a evangelização pedindo às crianças que encontrem os 10 pedaços do quebra cabeças que estão escondidos na sala, com a ajuda de uma lanterna. Coloque bastante coisas na sala, para dificultar um pouco.
Quando as crianças encontrarem todas as peças, clareie a sala para cada as crianças montarem o quebra cabeças no mural e abrirem, uma a uma, as caixas com as “Dracmas”.
Perguntamos às crianças o que acham que significa cada uma das figuras que estão nas dracmas e faça a analogia: Nós temos muitos tesouros que todos temos em nós, mas que estão no escuro, ou seja, estão escondidos dentro de nós, e que Jesus é como se fosse a lanterna que nos ajuda a encontrar aquilo que temos de melhor. Mas temos que fazer nossa parte para encontrar esses tesouros, ou seja, temos que usar a vontade, a perseverança, e a prática.
Contamos a parábola com a ajuda de imagens.











Por último, para dar de lembrancinha, podemos colocar algumas moedas daquelas de chocolate em um saquinho pregado em um desenho de candeia em papel mais resistente, com a parábola impressa ou a passagem do evangelho que diz que Jesus é a Luz do mundo.
 
Ou colocamos, junto com as moedinhas, a história ilustrada em forma de livrinho, para que coloram em casa.
Marluce, espero que tenha ajudado, pelo menos para te inspirar!
Beijos!!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Janaina, muito obrigada. Minha evangelização foi linda. Que Jesus continue te iluminando.
Abraços
Marluce

Sandra Aguiar disse...

Janaina, achei linda a idéia.
Nossa boca fala do que está cheio o coração.
Continue sempre assim.Um abraço.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Muito legal suas ideias!!!!

Anônimo disse...

Muito legal as ideias!! Deus lhe abençoe.

Postar um comentário