Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
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sábado, 31 de julho de 2010

Imagens do Instituto Meimei - A que pé está a obra...

O Instituto Meimei - Instituição Espírita de Amparo à Criança, está quase pronto! E está ficando lindo!
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras... Então, vamos deixar que as imagens do Meimei falem por si! Em breve, nossa instituição estará funcionando!
Se alguém quiser conhecer, saber mais detalhes, entender, fazer parte de alguma forma, desta Instituição, deixa aqui um comentário ou liga no telefone: 31 3474-9338, fala com Sônia Jácome! Liga lá e conversa com a Sônia, inclusive, para marcar uma visita à obra que fica na Rua Fundão, 99 - São Salvador - Belo Horizonte/MG.
Essas fotos são de ontem de tarde e o telhado estava sendo feito. Hoje, o telhado está todo acabado já!
Os banheiros estão ficando prontos!!

Meus filhos já estão "reconhecendo o território". Eis uma das salas de aula!

Não está ficando muito lindo?

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Desenvolvimento da Percepção Infantil x Material Didático

É sabido que nós, evangelizadores, temos que buscar pelo menos conhecimentos básicos de psicologia infantil e pedagogia que nos auxilie na vivência com nossos evangelizandos e na escolha dos materiais de nossas aulas.
Para acrescentar os muitos materiais que estas ciências nos disponibilizam, vejam, a seguir, um quadro demonstrativo do desenvolvimento perceptual (de acordo com a idade), relacionando com o Material a ser usado.
Clica no quadro para visualizá-lo maior, já que o espaço para figuras, no blog, é sempre muito pequeno.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Primeira Revelação - Justiça

Essa é uma boa atividade para se fazer durante a exposição, com crianças pequenas. Para que elas participem da exposição.
Eis os ingredientes: uma caixa com areia. O tamanho tem que ser razoavelmente grande, para que a coisa seja legal. Posso dar uma sugestão: sabe aquelas piscinas de bebê? Pois é... Bem, continuando, "pazinhas" que podem ser aquelas colherzinhas, uma para cada criança. Canudinhos.
Material que você vai preparar: Os 10 mandamentos ilustrados. Vamos apenas fazer uma ressalva: tenha bastante discernimento ao ilustrar os 10 mandamentos. Evite atitudes desagradáveis como ilustração e não se prenda apenas ao sentido direto do mandamento. Quer ver: já vi em um livro infantil espírita (ai que tristeza, meu Deus) o mandamento de "Não adulterarás" ilustrado com um casal de crianças, tipo namorados, e o menino estava olhando outra menininha passando... Foi assim sem noção. Não adulterarás, certamente, tem outros sentidos sem ser este! Adultério não é só traição, mas qualquer força de falsificação de uma verdade, etc. Quando você não adultera, mostra a verdade, mesmo que ela pareça que vai te encrencar, por exemplo, uma criança que mostra a nota ruim para os pais, mesmo sabendo que vai tomar bronca, está cumprindo este mandamento. Quando conta um fato sem modificá-lo, também está. Etc. Então, na hora de ilustrar, busque o sentido profundo do mandamento e ilustre com imagens positivas, que passem a mensagem positiva do mandamento.
Então, você coloca os 10 mandamentos, um por um, enroladinho dentro de cada meio canudo (o canudo vai proteger o papel da areia) e enterra os canudinhos na caixa de areia.
Ao falar sobre a primeira revelação, você pode enfatizar como que os missionários desta época tiveram que preparar o terreno para a segunda revelação, que é o amor. Mostra a caixa de areia e diz que, para "plantar" o amor, aquele terreno não servia, teria que ser preparado adequadamente. Então, falando um pouco da missão de Moisés, você pode falar dos 10 mandamentos.
Aí, cada criança pega sua pá, para arar o terreno, para encontrar cada um dos 10 mandamentos.
Você já terá um painel preparado e decorado, onde os colará na ordem certa.
Acredito que as crianças vão gostar muito de participar da exposição dessa maneira.
Olha que isso dá asa para já preparar as outras revelações de uma maneira bem dinâmica para as crianças...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Batata Quente Diferente - Reencarnação

Este jogo é muito legal e as crianças gostam muito. Lembra da "Batata Quente"? Pois é, mas aqui vamos fazer diferente. Você arruma uma caixa de sapatos e decora ela, pra ficar bonitinha e demonstrar sua preparação, seu respeito e seu carinho pelas crianças.
Não sei onde arrumei esta imagem aí de cima. Se alguém souber, me fala para eu colocar os merecidos créditos.
Voltando ao assunto, você pega a caixinha decorada e coloca dentro alguma coisa, como se fosse um "prêmio". Eu sugiro uma mensagem, um livro. Alguma coisa que seja alimento do espírito!
Adivinha que exemplo eu vou usar? Em prol do Instituto Meimei, minha gente! Merchan do bem! Rsrs
Claro que o "prêmio" vai ser de acordo com a idade da criança. Mas não se preocupe: tem literatura espírita (ESPÍRITA) para todas as idades!
Então, você embrulha a caixa e, no embrulho, você cola uma pergunta a respeito do tema. Depois, faz outro embrulho e coloca outra pergunta sobre o tema. Mais um embrulho, outra pergunta... Faz um monte, em número mais ou menos ao número de crianças. Para crianças pequenas, você pode colocar papeis coloridos, e ler a pergunta para elas.
Você pode fazer surpresa sobre o que está na caixa, para fazer suspense.
Então, as crianças sentam em círculo, e vão passando a caixa. Você coloca uma música e, quando esta parar, a criança que estiver com a caixa lê a pergunta e responde, retirando um dos papéis de embrulho. Vai assim até que chegue na caixa.
Outro jeito: as crianças vão passando a caixa uma por uma e respondendo, sem ser na sorte. Aí é importante de haverem muitos embrulhos, para a caixa circular bastante e dar chance a todas.
Vamos a um exemplo: o tema Reencarnação. Você pode selecionar perguntas do Livro dos Espíritos ou fazer pequenas perguntas a respeito do tema.
O Livro dos Espíritos, questão 132: Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada minuto, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”
Claro que você não vai exigir da criança que decore a resposta. Mas você pode avaliar se ela se aproximou da resposta, com as próprias palavras.
E é lógico que você vai utilizar questões que citou em sua exposição.
Ou você pode fazer perguntas simples como: Quantas vezes reencarna um espírito até chegar na perfeição? (Na verdade, é a questão 169 de O Livro dos Espíritos, em outras palavras).
Para ficar mais legal, você também pode usar versinhos para a criança acabar de completar, por exemplo:

Reencarnação - eis a Lei

Que nos norteia o destino,
Ninguém aprende a ser grande
Sem se tornar pequenino!...
Espírito: Eurícledes Formiga

Você retira a palavra "pequenino" e a criança tem que adivinhar.
Você pode também pedir que a criança cite uma passagem do evangelho que fale sobre reencarnanção, que você citou na exposição.
Pode pedir que cantem uma música sobre o tema, etc.
Vale a criatividade para a coisa ficar bem gostosa e interessante...
Acredito que está muito claro que pode ser feito em qualquer tema, para qualquer idade, cabendo ao evangelizador apenas adaptar as questões, o prêmio, etc...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dinâmica do Ovo na Colher

Essa dinâmica foi empregada em uma sala com idades mistas, de crianças com até 4 anos (um deles meu filho!!), no trabalho de Evangelização e Assistência Social, da casa em que frequentamos.
O tema era Esforço e Perseverança.
As evangelizadores levaram as crianças para o corredor e colocaram no final dele uma pasta contendo uma história ilustrada, que seria o prêmio da criança. No início do corredor, cada criança ganhava uma colher contendo um ovo (ovo cru, minha gente!) e cada uma tinha que ir até o final do corredor levando a "carga preciosa" para ganhar o prêmio.
Um dos evangelizadores ia junto com a criança, falando para ela sobre esforço e perseverança e incentivando-a a chegar até o final.
Vou te contar, foi uma das coisas mais emocionantes que tive ocasião de assistir.
Nenhuma das crianças deixou o ovo cair no chão. Todas chegaram até o final, até as menorzinhas de tudo.
Foi muito lindo. Quem viu se emocionou  muito!
Eu pedi a Evangelizadora toda a aula, para eu postar. Assim que ela me enviar, eu posto.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 11 e 12 anos


  • As aulas deverão conter principalmente ensinamentos espíritas que lhe forneçam recursos para enfrentar a realidade da vida com segurança e que enfatizem o raciocício.

  • É necessário muita compreensão e tato por parte do evangelizador que deverá manifestar todo o seu amor pelo adolescente e bases de confiança e respeito.

  • Desenvolvimento de atividades em brupo, variadas e participativas.

  • Ao se apresentar a biografia de vultos espíritas, é necessário que se faça em forma romanceada, a fim de que os adolescentes possam identificar qualidades a serem cultivadas neles próprios.

  • As atividades podem requerer menos movimento e mais raciocínio (jogos de atenção, memorização, palavras cruzadas, etc)

CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO.


  • O adolescente torna-se capaz de se organizar melhor.

  • Diferenciam-se as caratcerísticas pessoais, por exemplo: interesse por leituras, entusiasmo por esportes ou estudos específicos.

  • Normalmente as meninas tendem a desenvolver a coordenação fina e movimentos delicados de caráter manual.

  • Os meninos tendem a desenvolver uma capacidade crescente para atividades que impliquem uso de força muscular

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Trocando Email: Tema Respeito à propriedade alheia

Vamos à mais uma troca de emails.
Bem, primeiro, gostaria de deixar claro de novo que as sugestões que aqui são deixadas são mais ou menos adaptadas à realidade das crianças do evangelizador que se comunica comigo. Como que eu sei dessa realidade? Ou eu conheço o trabalho da casa que o evangelizador frequenta (o que é o caso deste email) ou eu mando uma listinha de perguntas para o evangelizador responder pra mim, para eu ter uma idéia, mesmo que muito inexata, do que é o trabalho dele.
A listinha:
Qual a idade de suas crianças? Há quanto tempo está evangelizando esta sala? Existem outro(s) evangelizador(es) ou monitor (es) na sala? São crianças carentes ou filhos de trabalhadores da casa? Qual o tempo de evangelização (1 hora? Mais?)? Qual a abordagem que você pretende dar ao tema? Com qual passagem do evangelho vai trabalhar o tema? E das obras básicas, o que usará? Qual o seu objetivo junto às crianças (por exemplo: Consolar, Formar trabalhadores da Casa...?)Vai utilizar alguma mensagem de obra subsidiária? Qual? Após estudar o tema, pretende usar alguma história como referência prática? Qual?Qual o perfil psicológico geral de suas crianças (são tímidas, expansivas, agressivas, etc)? As famílias dessas crianças, de modo geral, freqüenta a casa espírita no mesmo horário em que acontece a evangelização?
O povo acha que é má vontade minha ou implicância, mas como é possível preparar uma evangelização sem saber para quem estamos preparando? Sem saber o objetivo? Senão, estaremos apenas preparando "aula"! E o que queremos é evangelizar!!!!
Na verdade, cabem muitas outras perguntas, mas essas é só pra dar uma idéia do tipo de sugestão que poderei dar ao evangelizador, sem comprometer o trabalho dele. O evangelizador mesmo deve-se fazer uma lista de perguntas muito maiores que esta.
Vamos ao caso:
Me foi pedido por email sugestão de evangelização com o tema Respeito à Propriedade Alheia, para crianças carentes com a idade de 6 e 7 anos (conheço o trabalho da casa espírita em questão e até sei, mais ou menos, o perfil das crianças atendidas.)
Então vamos lá.
Eu sugeri à evangelizadora que preparasse imagens de uma família em forma de bonecos, que podem ser de papelão, isopor, papel cartão, etc, bem grandes, para poderem pregar na parede (cuidado! Depende das normas da casa espírita. Algumas são preparadas e até azulejadas para tal fim) ou colocar de pé de alguma maneira. Para cada figura, preparar uma caixa para colocar objetos, e ser colocada de frente à figura.

Então, você leva para a sala vários objetos que tem haver com as figuras, por exemplo baton, roupa masculina, roupa feminina, brinquedo de menina, brinquedo de menino, roupa de menino e de menina, ferramenta, material escolar, óculos, utencílios, etc, etc. Cuidado na escolha dos objetos. Não exponha a criança a nenhum perigo, a constrangimentos e nem a idéias que não valem a pena. Tenha discernimento e equilíbrio, levando em conta o perfil de sua criança. A mensagem deve ser sempre (SEMPREEEE!!!) positiva.

Também vale figuras, ao invés de objetos. Eu prefiro objetos porque fica mais lúdico.
Bem, aí, o evangelizador começa a evangelização com uma dinâmica onde cada criança vai ter que escolher o objeto e colocá-lo na caixinha de quem ela acha que ele pertence. Por exemplo, a gravata é do pai ou do avô. O sapato de menina, na menina, a maquiagem da mãe... Etc. O evangelizador vai ajudando-o. Então o evangelizador vai iniciar mostrando como é importante a fraternidade, seja na hora de emprestar, seja na hora de respeitar as "coisas" que pertencem aos outros. Sobre como gostamos que nos respeitem também. E que isso começa em nosso lar, mas se estende pelo mundo inteiro, quando respeitamos as coisas das pessoas que nem conhecemos, sendo honestos e fraternos. E respeitando também aquilo que pertence a todos, como os lugares públicos, a sala de evangelização, os objetos comuns, a escola...
Como referência prática, eu sugeri a seguinte história, que está no livro A Vida Escreve, do Espírito Hilário Silva, psicografia de Chico Xavier:

NÃO VALE A PENA

Antônio Sampaio Júnior, valoroso tarefeiro do Centro Espírita “Regeneração”, do Rio de Janeiro, era humilde servidor num escritório.
Zeloso, correto, madrugador.
Certa feita, mal havia espanado os móveis pela manhã, para sentar-se à máquina de escrever, foi procurado por amigo situado no comércio do Rio.
- Sampaio – disse o visitante, sem rebuços -, sei que você é espírita e esfalfa-se, há muito tempo, enfrentando dificuldades. Quanto você ganha mensalmente?
- Quatro mil cruzeiros.
O homem fez um gesto irônico e observou:
- Não vale a pena.
E prosseguiu:
- Não ignoro que você tem deveres de caridade na instituição que freqüenta, socorrendo órfãos e amparando viúvas... Cimo é que você arranja numerário para esse fim?
- Gasto o que posso, e, quando a despesa ultrapassa os recursos, tenho amigos... Faço listas, apelos...
- Não vale a pena. Estou informado de que você visita os infortunados nos morros, às vezes com sacrifício da própria saúde... Aproveita decerto o carro de alguém...
- Não disponho dessa facilidade. Temos bonde à porta e, depois do bonde, faz sempre bem uma caminhada a pé...
- Não vale a pena. Disseram-me – continuou o homem – que você, às vezes, passa noites à cabeceira de enfermos... Naturalmente, o diretor faz concessões... Boa cama no dia seguinte, ponto facultativo...
- Não é bem assim – falou Sampaio, humilde -, nem sempre posso visitar os doentes, mas se o faço, meu dia de serviços corre normal...
O amigo meteu a mão no bolso interno, trouxe à luz um documento e abriu-se, por fim:
- Pois é, Sampaio, admirando você como sempre, resolvi auxiliá-lo de vez. É tempo de você melhorar. Preciso de um sócio para um negócio da China... Três milhões de cruzeiros. Você assina comigo a papelada e acompanharei todo o assunto... Gastaremos talvez uns quinhentos contos na tramitação do processo... É um navio velho que vamos desencravar... Tudo pronto, você e eu ficaremos provavelmente com mais de um milhão cada um. Basta só que você assine...
Sampaio, sem desejar ofender, perguntou:
- Creio na lisura da iniciativa, mas há algum inconveniente a considerar?
- Bem, o assunto envolve alguns interesses de repartições públicas, mas temos noventa e nove probabilidades a nosso favor...
- E se falharem as noventa e nove?...
- Ah! Se vier o contra – informou o amigo, evidentemente desapontado -, teremos entrevista no Distrito Policial.
Sampaio, sem perder a serenidade, falou simples:
- Não vale a pena.
E recomeçou a espanar.

SE ALGUÉM QUISER A HISTÓRIA, TENHO AS GRAVURAS. DEIXA UM COMENTÁRIO COM EMAIL E EU ENVIO.

Mas voltando à aula, como atividade, sugeri  uma atividade onde a criança fizesse aqueles jogos de ligar, sabe? Onde houvessem os objetos e as imagens, a criança tendo que ligar cada objeto ao "dono". Pode-se fazer, também, uma folha com todos os objetos para a criança recortar e colar em outra folha, onde haverá seus respectivos "donos".
Como crianças de 6 e 7 anos são bem rápidas em fazer atividades, como plano B, pode-se fazer um grande mural com o título "Respeito à Propriedade Alheia", onde as crianças coloquem desenhos feitos por elas sobre o tema. O evangelizador pode levar imagens para complementar o mural, bem como papeis coloridos, giz de cera e outras coisas para que as crianças façam a "Arte" no mural. Como plano C, levar a história ilustrada (em forma de livrinho, por exemplo) para a criança colorir e levar para casa ou para ela colorir e colar no mural. Mas isso é plano C!
Bem, espero que a idéia seja útil.
Ah, e as idéias aqui colocadas não são todas minhas. Pedi ajuda a  pessoas mais experientes para me auxiliarem nas idéias. BRIGADA, PESSOAS!!! PRINCIPALMENTE VOCÊ, SÔNIA, SALVADORA DA PÁTRIA!!! MINHA MUITO QUERIDA DECIFRADORA-E-ORGANIZADORA-DE-IDÉIAS-MIRABOLANTES-QUE-EU-MESMA-NÃO-ENTENDO!!! Coitada, gente, eu ligo pra ela com um verdadeiro enigma de idéias soltas, e ela além de entender o que estou querendo dizer (isso é praticamente decifrar códigos complicados, porque nem eu me entendo às vezes), ainda me auxilia a colocar as idéias em ordem!
Vamos nos lembrar que nós evangelizadores somos todos, não importando onde estamos, membros de uma mesma e GRANDE equipe, já que o objetivo é o mesmo para todos nós!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 9 e 10 anos


  • O enredo das aulas deverão ser baseados em situações reais da vida.

  • "A mente infantil, dos 9 aos 10 anos de idade, já se encaminha para a posição consolidada da reencarnação que a criança está começando a viver. Selecionar temas espíritas, dentro da atualização dos nossos processos atuais de vivência para que a criança possa se desenvolver para a vida adulta, com o conhecimento possível das estradas e experiências que a esperam no dia de amanhã " - Chico Xavier

  • Necessidade de estímulo, afeição, amizade e compreensão por parte do adulto, devendo ter responsabilidades definidas e receber explicações razoáveis a respeito das coisas.

  • É importante que a criança seja encaminhada para uma participação cada vez maior e melhor da sociedade em que vive. (Lar, escola, etc)

  • Apesar de aceitar mais enredo, a atividade é muito importante. É importante dar-lhe oportunidade de trabalhar com o corpo, com as mãos, participar.
CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO.


  • A criança desenvolve a automatização, rapidez e controle progressivo dos movimentos manuais, na escrita, sem alteração no traçado.

  • É capaz de realizar recorte em perfil

  • A partir dos 10 anos, é capaz de correr em várias velocidades, jogar bola com maior ou menor força.

  • Época em que ocorre a organização final da coordenação geral dos movimentos: integra fator força muscular.

  • Na estrutura corporal, começam a desenvolver os caracteres sexuais.

  • O mecanismo visual permite maior liberdade para deslocar-se no espaço.

  • Apresenta incessante atividade corporal, devido às transferências internas no início da adolescência.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Saudades, muitas saudades do amigo!

Esse final de semana, desencarnou um amigo muito, mas muito, mas muito querido! Eu digo sem medo de errar que foi o maior benfeitor que tive em minha vida! Criatura extraordinária que Deus me permitiu o privilégio de conhecer e conviver.
O mundo ficou meio vazio de repente, devido a ausencia dessa forte presença.
Mas porque creio na imortalidade da alma, meu choro é unicamente de uma saudade enorme, que ainda terei que aprender a conviver. Uma saudade consolada pela certeza de um reencontro mais tarde, quando aprouver a Deus, nosso Pai!
Aqui, muitos lamentam a sua ausência, amigo inesquecível que você foi dos que te procuraram na dor. Tantas bocas que foram alimentadas pela sua fraternidade, tantos corações que foram auxiliados pelo seu despreendimento, hoje se elevam em preces para pedir aos bons espíritos que te acolham com o carinho que te devemos. Aqui choramos a saudade. Aí, na vida verdadeira, temos certeza, os bons espíritos estão em festa, pois um Homem de Bem acaba de retornar ao Lar.
Meu amigo Itamar, meu benfeitor, quanta saudade! Agradeço a Deus a oportunidade da convivência, que acredito não ter merecido. Me perdoe, querido amigo, jamais ter podido fazer nada que expressasse a minha verdadeira gratidão e respeito por você! Rogo a Jesus que sua adaptação na vida espiritual seja breve. Rogo a Deus merecer, um dia no futuro, voltar a conviver com uma criatura tão extraordinária! E assim que puder, meu amigo querido, aí entre os vitoriosos de Nosso Senhor, roga por nós que ainda permanecemos na escola bentida da vida material! Saudades!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 7 e 8 anos


NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA CRIANÇA EM RELAÇÃO A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL
  • As histórias precisam ser criativas, com situações ligadas à realidade da vida. "É interessante que a criança a partir dessa idade entre num mundo de realidades objetivas" (Chico Xavier)
  • É necessário que o evangelizador seja muito coerente com suas palavras, ensinamentos que adminsitra e ações.
  • É importante que o relacionamento seja envolvido por afeição, compreensão e segurança por parte do adulto, a fim de levá-la a auto-confiança.
  • Precisa ter bem claro seus limites (o que pode e o que não pode fazer)
  • A criança gosta de firmar suas habilidades em grupo, através de aprendizagem concreta: dramatização, passeios, pintura, modelagem, atividades cooperativas.
  • Permite atividades que envolvam responsabilidades e sendo adequadamente incentivados e executados com satisfação.
  • As aulas podem ser com mais enredo, porém ainda há necessidade de muita atividade, incentivação com material didático alegre e atraente ao manuseio e à participação.
CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO

7 ANOS:
  • Conseque se manter na mesma posição durante um período mais prolongado.
  • No grafismo inicia-se o movimento da escrita, segura o lápis com mais suavidade.
8 ANOS:
  • A criança mantém equilíbrio sobre um pé
  • Desenvolve agilidade na corrida em aceleração progressiva
  • Salta em altura a distância de aproximadamente 40 cm.
  • Nesta época, a criança passa a não mais apresentar a execução de movimentos simultâneos quando faz determinada tarefa motora.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 5 e 6 anos


  • A criança precisa sentir que o evangelizador confia em sua capacidade e a ama sem distinções.

  • Necessita de que as noções de disciplina sejam colocadas com equilíbrio entre amor e firmeza e já compreende que seus desejos não podem ser sempre satisfeitos.

  • É preciso que as histórias sejam elaboradas com criatividade, contendo situações vivenciadas no cotidiano e adequadas à sua faixa etária.

  • É importante que o evangelizador envolva a criança num clima de afetuosidade, auto-confiança e estímulo à colaboração.

  • O evangelizador é o "modelo seguido", seus exemplos deverão constituir a exemplificação viva do que ensina.

  • Permite tarefas que envolvam pequenas responsabilidades, sem que, para isto, no entanto, sejam exigidas com rigidez

  • Sente necessidade de ser elogiada, sendo muito mais fácil conseguir dela um comportamento adequado através do estímulo do que da censura.

  • As aulas deverão ser com menos enredo e mais atividades, material didático farto, envolvente, alegre, atrativo, contendo momentos em que a criança possa manusear, participar.
CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINTANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO


  • A criança salta aproximadamente 20 cm de altura com os dois pés, ou alternando os pés, salta agilmente corda (meninas), salta em um só pé.

  • Agarra bola pequena corretamente e arremessa-a com movimento completo.

  • O grafismo, os recortes, pinturas, modelagem, etc, adquirem maior precisão.

  • Reconhece os símbolos numéricos.

  • É capaz de vestir-se sozinha, colorir bem as figuras.

  • Pergunta o significado das palavras, fala quase corretamente e claramente.

  • Obedece instruções orais prontamente e executa 3 ordens curtas dadas conjuntamente.

  • Na percepção que a criança tem do espaço, é capaz de compreender o conceito: no meio.
6 ANOS:

  • Nesta época, a criança já adquiriu o controle motor geral.
  • É capaz de saltar em alturas progressivas.
  • Apresenta dificuldade em deter-se muito tempo em uma atividade.
  • Em relação ao grafismo, seu traçado ora é suave, ora é forte.
  • Conhece seu "próprio" lado direito e esquedo e diz qual é.
  • Amarra o cordão dos sapatos.

sábado, 3 de julho de 2010

Necessidades Específicas das Crianças - Idade: 3 a 4 anos

Encontrei um material muito interessante entre algumas apostilas que tenho, que gostaria de compartilhar com vocês.

NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA CRIANÇA EM RELAÇÃO A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL - IDADE: 3 A 4 ANOS


  • A criança precisa sentir-se amada e que este relacionamento seja demonstrado constantemente através da postura corporal do evangelizador em relação a ela.

  • Necessita de histórias elaboradas com criatividade e situações vivenciadas de acordo com seu cotidiano, que a iniciem nas verdades eternas e a evolvam num clima afetuoso de vonvivência sadia, risonha e terna.

  • O Evangelizador precisa, sobretudo, exemplificar o que ensina, pois suas atitudes são observadas e imitadas pelas crianças.

  • As aulas deverão ser com pouco enredo e mais atividades, material didático farto, alegre, envolvente, atrativo: deixar e incentivar a criança a manusear, perceber o ensino, através dos sentidos, levando-a a participar ao máximo
CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO

3 ANOS:

  • Nesta idade, a criança salta com os dois pés juntos, come sozinha, segura, corretamente o lápis e a colher. É capaz de construir torres com 9 cubos de 2,5 cm.

  • Nesta época, ocorre a maturação psíquica e intelectual e, em consequência a criança começa a ter maior possibilidade de comandar seus atos motores.

  • Inicia-se o aperfeiçoamento de conduta motora, com a mecanização da marcha.

  • Ao  caminhar, não bamboleia, corre bem, sobe e desce escadas facilmente, caminha sobre uma liunha, agarra bola grande com os dedos abertos e bola pequena, com as mãos em concha.

  • É capaz de se vestir parcialmente, sabe usar botões grandes, reconhece coisas pelo tato sem vê-las.

  • Monólogos longos. Diz nome de muitas partes do corpo.

  • Na percepção que tem do espaço, ela compreende conceitos como: ao redor da mesa, ao redor de si própria.

  • Vai ao banheiro sozinha, mas ainda precisa de ajuda.
4 ANOS:

  • Apresenta atividade motora global: corre, trepa, salta sobre um pé e para frente com as duas pernas, caminha com rotação.

  • Coordena simultaneamente os membros inferiores e superiores: usa triciclo.

  • Nesta época é muito comum quando a criança executa alguma tarefa motora, apresentar outro movimento simultâneo. Por exemplo: colore e morde a língua.

  • Inicia-se o controle da coordenação motora fina. A criança pinta, recorta e cola com resultados satisfatórios.

  • A criança agarra bola pequena com as duas mãos.

  • É capaz de dizer o nome de todas as cores.

  • Na percepção do espaço, compreende conceitos como: atrás, diante.

  • Na percepção tátil, consegue dizer onde dói.

  • Diz frases longas, faz perguntas constantemente.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Joguinho "Já achei!"

Esse joguinho é tão somente achar na imagem os detalhes que estão à esquerda. Baseado em um joguinho bem conhecido daquelas revistinhas de passatempo infatil chamadas "Picolé", sabe?
Esta daí fiz para o tema paciência e tolerância, conforme o temário que adotamos neste ano em específico, em nossa casa espírita, mas pode ser adaptado a qualquer tema, bastando o trabalho de trocar as mensagens, fazer a imagem e separar os detalhes.
Se clicar na imagem, você poderá vê-la maior.
Caso queira, deixa um comentário com email, que eu envio o arquivo do Powerpoint que tenho.